6 sinais de que o carro está com problema na suspensão

O sistema de suspensão do carro é composto de diversos componentes que são muito importantes para o veículo. A função da suspensão é dar estabilidade para o automóvel e conforto para os passageiros ao passar por caminhos com buracos.

No Brasil, é comum que precisemos passar com o carro por ruas esburacadas, pavimentações ruins e asfaltos estragados. Por conta disso, alguns itens do sistema de suspensão podem ter a durabilidade comprometida, já que tem esses tipos de irregularidades da estrada como principais vilões.

É importante ficar de olho em alguns sinais para saber se a suspensão do seu veículo está boa:

1º sinal: Muitos barulhos ao dirigir
Se, ao dirigir, você está ouvindo muitos barulhos altos e fora do comum vindos do seu carro, fique esperto que pode ser problema na suspensão!
O barulho pode indicar que algum dos componentes do sistema está com desgastes, principalmente: bieleta, bucha de borracha, terminais axiais e coxins.
Quando alguma dessas peças fica com folga, o movimento do carro faz com que elas batam e causem sons autos.

2º sinal: Você vê rachaduras no monobloco
Esse é um problema que aparece principalmente em carros rebaixados.
É comum que o processo de rebaixamento seja feito de forma incorreta e a integridade da carroceria fique comprometida, com surgimento de trincados e rachaduras no monobloco.
O ideal é não modificar a originalidade do sistema de suspensão. Mas, se optar por rebaixá-lo, tenha cuidado e faça somente com empresas especializadas.

3º sinal: Os pneus estão com desgastes anormais
Quando a suspensão do carro está danificada, os pneus também sofrem.
Se houver amortecedores estourados ou pivôs com folga, os pneus sofrem desgastes anormais e se danificam de forma muito mais rápida e acentuada.
Por isso, é importante sempre estar com o alinhamento e o balanceamento do carro em dia, o que também garantirá que a suspensão não tenha problemas.

4º sinal: Você sente instabilidade ao dirigir o veículo
Se você sentir que o carro não está firme nas curvas ou que a traseira está derrapando, provavelmente seu veículo está com problemas na suspensão, principalmente nos amortecedores.
Quando o amortecedor não funciona corretamente, os solavancos do pneu são transmitidos para todo o veículo e prejudicam o controle do automóvel.

5º sinal: É possível perceber vazamentos de óleo
Este é um sinal facilmente percebido. Quando o amortecer vaza, o óleo que deveria estar comprimido dentro dele escorre e pinga embaixo do carro.

6º sinal: Você nota que o carro está mais baixo
Se você notar que o seu veículo está mais baixo que o normal, provavelmente, as molas da suspensão estão com problemas.

Ao perceber algum desses sinais, leve seu automóvel a um mecânico de confiança para que ele conserte e garanta a segurança!

(47) 99909-2991