Como funciona a tabela Fipe?

Quem já precisou vender um veículo ou comprou um usado, com certeza já conhece a tão famosa tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ou, como a maioria chama: tabela Fipe. Mas você sabe como ela é calculada e como funciona?

Se não sabe, hoje vamos te explicar!

Com o objetivo principal de calcular a taxa de depreciação dos automóveis, desde janeiro de 2001, a fundação responsável pela tabela faz uma pesquisa mensal dos preços de venda dos veículos em todas as regiões do país. Os valores encontrados na Fipe são as médias de todos os preços encontrados levando em conta apenas o modelo do veículo, a marca e o ano de fabricação. Por isso, é usado como índice principal de referência para vendedores de carros.

Além disso, a Fipe também serve de base para o cálculo de tributos, como o IPVA.

A Fipe contempla dados de carros e utilitários com anos a partir de 1985, caminhões e micro-ônibus a partir de 1981 e motos, triciclos e quadriciclos a partir de 1990. Na tabela, não entram veículos “especiais”, como blindados, personalizados, táxis, viaturas, de frota, de marcas não consolidadas, de testes e de fabricação própria.

Mesmo sendo a referência principal para calcular o valor do veículo, não é preciso seguir ela à risca e é normal que o preço varie de estado para estado. No centro-oeste, por exemplo, as picapes são muito valorizadas, por isso, costumam ter um valor maior que a Fipe por lá. Fatores como conservação do veículo, quilometragem e acessórios não entram no valor da tabela Fipe, mas também influenciam o preço final caso você queira revender o automóvel.

Para consultar o valor da Fipe do seu veículo, basta entrar em: https://veiculos.fipe.org.br/

O vídeo abaixo, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas mostra como ver o valor do seu veículo e explica melhor como a tabela funciona:

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=56alfHaU5Fs

Um dos diferenciais dos benefícios para associados dados pela Via Mútua é a cobertura conforme a tabela Fipe do seu carro!

Para se associar, entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br.
Para saber mais, acesse o site: https://www.viamutua.org.br/

(47) 99909-2991