Como preservar seu carro antigo?

Um clássico é um clássico... E quando falamos de carros, essa máxima está ainda mais certa.

Quem possui um carro antigo sabe bem a importância de mantê-lo conservado, tarefa nem sempre fácil. Mas com muito amor, dedicação e as dicas que separamos, você conseguirá manter seu carro clássico muito bem preservado. Confira:

- Carroceria
Sem dúvidas, um dos primeiros impactos positivos causados pelos carros clássicos é o exterior com visual diferente e preservado. Por isso, a carroceria é um aspecto muito importante do seu veículo antigo.
Lavar e encerar o carro com frequência são formas de preservar a aparência da lataria. Porém, prefira solventes que não tenham a base de petróleo, que desgastam a pintura e as borrachas, e evite jatos de água de alta pressão, que podem deformar e mesmo riscar a lataria.
Para conservar a pintura e evitar corrosão, o recomendado é trafegar por alguns quilômetros com o automóvel logo depois de lavá-lo. Essa é uma maneira fácil de fazer com que a água acumulada entre as juntas metálicas da carroceria seque com mais rapidez e evita a ferrugem.
Além disso, procure manter seu veículo sempre protegido das intempéries, pois o sol e a chuva podem, com o tempo, danificar a pintura e a lataria.

- Interior
O excesso de sujeira pode encardir o carro.
Especialistas recomendam sempre limpar com produtos neutros e encerar as partes cromadas da mesma forma que a pintura exterior.
Se os bancos forem de couro, devem ser limpos e hidratados regularmente para evitar o ressecamento. Se forem de tecido, o ideal é que você contrate, de tempos em tempos, um profissional para higienizar da maneira completa.

- Câmbio
Para proteger o câmbio do seu veículo clássico, seja suave nas acelerações e trocas de marcha.
Arrancadas e trocas de marcha abruptas contribuem para que o sistema de transmissão fique sobrecarregado e desgastam as buchas da bandeja e do amortecedor.

- Motor
Lembre-se que o seu carro não tem o motor dos automóveis atuais. Por isso, antes de sair andando com ele, aqueça o motor. Essa prática aumenta a vida útil das peças.
Também é importante que, ao menos uma vez por semana, você ligue o carro e ponha o motor para funcionar por alguns minutos. Isso é recomendado porque, quando o veículo está desligado, o óleo lubrificante fica parado no fundo do reservatório, não alcançando todas as peças do motor. Aí, ao ligar o motor, você faz com que o óleo circule e lubrifique essas peças que estavam sem óleo e sujeitas à oxidação e corrosão.

- Pneus
As rodas são importantes itens de originalidade, que contam até para que o carro consiga a tão sonhada placa preta (placa especial para veículos antigos originais). E o pneu tem grande influência na qualidade dessa conservação.
Calibre-os com frequência e troque-os sempre que o prazo de validade acabar ou pontos de ressecamento surgirem.

- Proteção veicular
Ter a certeza de que seu tão amado carro antigo tem proteção contra qualquer acidente também é importante. A Via Mútua aceita qualquer tipo de carro, incluindo os antigos, e dá cobertura contra colisão, roubo, furto e perda total!

Inclusive, o carro da imagem deste post é do nosso associado Franco’s Beer, que confiou sua linda Kombi para nossa proteção.

Se você quer ter as vantagens exclusivas oferecidas pela Via Mútua, seja um associado! Entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br.
 

(47) 99909-2991