Como transportar pets em veículos?

É comum vermos cachorros soltos no banco de trás, apoiados na janela ou deitados no colo dos passageiros em carros. Mas será que isso é permitido por lei?

Levar os amigos de quatro patas para passear e/ou viajar junto com a família de carro é tudo de bom e é permitido segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Porém, se feito da maneira incorreta, o animal pode estar em risco e afetar a segurança dos passageiros do veículo.

Assim como as pessoas devem usar cintos de segurança, os animais também precisam de equipamentos de proteção para andarem dentro do automóvel. Segundo estudos da Royal Society for the Prevention of Accidents, uma batida a 50km/h faria um cachorro de 22,5kg ser arremessado pelo carro com o equivalente a 684kg.

Hoje, existem diversos equipamentos que proporcionam mais segurança para os animaizinhos:

- Para pets de porte pequeno, são recomendadas as caixas de transporte, que devem ser fixadas com o cinto ou presas atrás dos bancos dianteiros, ou as cadeirinhas pets, que proporcionam mais conforto pro animalzinho.

- Para pets de porte e grande médio, o ideal é utilizar o cinto canino, que tem peitoral e protege o animal de trancos.

Seguir essas medidas de segurança, além de prevenir acidentes, evita que o motorista leve multas:

- Carregar o animal fora do veículo (como na caçamba de uma picape, por exemplo) ou com a cabeça para fora da janela geram infração grave com 5 pontos na carteira.

- Levar o animal solto dentro do carro ou deitado no colo é infração média com penalidade de 4 pontos na carteira.

 

(47) 99909-2991