CRLV-e: como emitir o novo documento digital do seu carro

A pandemia de 2020 acelerou uma coisa que já era inevitável: a emissão exclusivamente virtual dos documentos do carro.

A opção de usar a CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) diretamente no aplicativo já era possível antes, mas, a partir deste ano, essa é a opção exclusiva e o aplicativo oficial da DETRAN, chamado CDT (Carteira Nacional de Trânsito), deve ser usado por todos os motoristas. No app também é possível emitir a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), que substitui o antigo CRV (Certificado de Registro de Veículo).

O prazo do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é que até dia 30 de junho de 2021 todos os Detrans do país estejam adequados para fornecer o novo formato digital para os motoristas.

A emissão da nova modalidade do documento é totalmente online, e não é mais necessário comparecer ao Detran. Esta novidade, além de facilitar o dia a dia dos motoristas, que podem carregar os documentos no smartphone, diminui a burocracia e traz benefícios para o bolso dos proprietários de carros: agora não há mais taxas de emissão para serem pagas. Mas vale lembrar que o IPVA, licenciamento e DPVAT continuam sendo cobrados normalmente.

O aplicativo funciona em modo offline, só precisando de internet no primeiro acesso para baixar o documento. Depois disso, você não precisará se preocupar caso pare em uma blitz e esteja sem 4G no celular.

Para não errar e colocar sua segurança em risco, antes de baixar o aplicativo na loja do Google Play ou App Store, verifique se o fornecedor do app é o “Governo do Brasil”. Não use qualquer outro aplicativo, pois você pode ter seus dados roubados.

Caso o motorista não tenha smartphone, pode imprimir os documentos diretamente pelo site do Detran quantas vezes quiser, em vez de usar o aplicativo.

Para usar, basta seguir os seguintes passos:

- Para o usuário que não possui a CNH Digital (acessando o sistema pela primeira vez):

1: Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play.

2: Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

3: Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).


- Para o usuário que já possui a CNH Digital:
1: Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
2: Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
 

(47) 99909-2991