Hoje em dia ainda é preciso fazer o rodízio dos pneus?

Você já ouviu falar em rodízio de pneus? Essa é uma prática comum, que muita gente não sabe por que é necessária.

O rodízio de pneus é a prática de trocar, de tempos em tempos, os pneus traseiros pelos dianteiros. A recomendação é válida para a maioria dos carros e o conselho é que a troca seja feita a cada 5  a 10 mil quilômetros rodados ou em cada revisão.

O estepe também deve entrar no rodízio, podendo ser colocado tanto na frente quanto atrás. Deixar o estepe parado por muito tempo faz com que a borracha resseque.

Uma dúvida comum é: mas como eu faço essa troca de pneus? Alguns dizem que a troca deve ser sempre paralela, com os da frente indo para atrás e vice-versa. Outros afirmam que apenas os carros com tração dianteira devem fazer em paralelo, enquanto os veículos com tração traseira devem fazer de modo cruzado, com o pneu esquerdo traseiro ocupando o lugar do pneu dianteiro direito e vice-versa.

Para ter certeza de como a troca deve ser feita no seu veículo, consulte o manual do seu carro. Mesmo em veículos da mesma montadora, a recomendação pode ser diferente de modelo para modelo.

Após cada troca, também é importante realizar o alinhamento e balanceamento do veículo. Além disso, a calibragem correta deve ser feita a cada 15 dias para ajudar no menor desgaste dos pneus.

A prática do rodízio é uma medida de economia para que o desgaste fique igual em todos os pneus, que aumenta a vida útil do conjunto em até 20%.

Mas, além da economia, o revezamento de pneus traz mais segurança e estabilidade para o carro: na maioria dos veículos, a tração é apenas no eixo dianteiro. Por conta disso, os pneus da frente costumam se desgastar mais e ter vida útil menor. Para evitar acidentes, a troca pelo pneu traseiro impede que ele fique careca mais rapidamente e evita que a aderência ao solo fique desigual.

A variação de posições interfere também na compra de novos pneus. Com o rodízio, a compra  deve ser em pares. Além disso, o ideal é que os novos pneus sejam colocados na traseira e que os pneus que estavam atrás vão para frente.

O rodízio é uma ótima prática, porém, não é possível de ser feito em todos os carros. Existem modelos em que o pneu da frente tem tamanho diferente do de trás, como, por exemplo, em algumas BMWs, o que inviabiliza a troca. Isso não é tão comum, mas é bom você checar antes de fazer o rodízio.
 

(47) 99909-2991