O que fazer em caso de alagamento da estrada?

Os casos de inundações, enxurradas e enchentes são muito mais comuns no verão.

Como as águas costumam subir de maneira rápida, muitos motoristas acabam sendo pegos desprevenidos no meio da estrada, sem saber como agir.

Para garantir a sua segurança e a do seu veículo, reunimos algumas práticas para ajudar a saber o que fazer ao se deparar com um alagamento. Confira:

- Mantenha a calma
Antes de tomar qualquer atitude, mantenha a calma. Analise a situação e verifique qual a melhor maneira de sair do problema. Se for possível estacionar o carro em um local mais alto, opte por isso em vez de arriscar andar no meio da inundação.

- Identifique a altura da água
Se precisar rodar com o carro, antes de continuar, tente identificar em qual altura a água está. Você pode usar outros carros como parâmetro para saber com mais confiabilidade.
Para ter segurança, a altura da água não deve estar maior que metade da roda.
Com mais água que isso, ela pode entrar no motor através dos dutos do filtro de ar, que ficam na altura dos faróis.
Também é importante ter cuidado com galhos, buracos ou detritos que possam furar o pneu.

- Desligue o ar-condicionado
O sistema de ar-condicionado pode sugar a água de fora e levar até o motor, afetando pistões, biela e virabrequim.
 
- Ande de primeira marcha
Mantenha o motor em baixa rotação e velocidade constante, o ideal é na faixa de 1500 a 2000 rotações por minuto. Ou seja, se você estiver em primeira marcha, significa manter o carro entre 10 e 20 km/hora.
Essa é a rotação ideal porque impede que a água entre pelo escape.
Também não troque de marcha, se for possível. Caso precise alterar, ao trocar a marcha, mantenha o pedal do acelerador pressionado.

- E se o motor morrer?
Se o motor morrer durante o caminho inundado, não tente dar a partida novamente.
Mantenha o carro desligado, saia do veículo, vá para um lugar seguro e, assim que possível, chame um guincho para levar o carro até uma oficina.
Forçar o ligamento do motor pode causar calço hidráulico, um dano muito maior que a entrada de água.

Mesmo com todas essas dicas, imprevistos podem acontecer. Associados Via Mútua não precisam se preocupar: a cobertura do carro é válida para casos de enxurradas e enchentes.

Para também esta garantia de tranquilidade, entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br e seja um associado!

(47) 99909-2991