O que fazer em caso de pane no veículo?

Mesmo quem faz a manutenção frequente no veículo e está com tudo em dia pode sofrer com uma pane inesperada.

As principais causas são: falta de combustível (pane seca), superaquecimento do motor, problemas na injeção eletrônica, falta de bateria e sobrecarga no alternador.

Em uma situação como essa, a regra principal é: manter a calma. Só então, você deve começar a agir para evitar acidentes e consertar o veículo.

Confira abaixo quais as principais medidas que você deve tomar assim que o carro para de funcionar:

1 – Ligue o pisca-alerta
A primeira providência a ser tomada em caso de pane veicular é ligar o pisca-alerta.
Essa é maneira mais eficaz de sinalizar rapidamente para os outros veículos que o seu carro está com problemas.

2 – Direcione o carro para o acostamento
Depois de ligar o alerta, com calma, leve o carro para o acostamento ou, em caso de ele não existir, para a pista da direita. Olhe bem e, com muito cuidado, principalmente em vias movimentadas, movimente o carro.
Se estiver acompanhado, peça para o carona empurrar enquanto você guia o carro. Se estiver sozinho, com a porta do carro aberta, fique em pé ao lado do carro, segurando o umbral da porta com uma das mãos e com a outra direcionando o volante para o acostamento.

3 – Evite parar em curvas ou locais de pouca visibilidade
Caso o carro morra no meio de uma curva ou em um local de baixa visibilidade, empurre o veículo para o acostamento e, após, empurre pelo acostamento até um lugar mais apropriado e seguro.

4 – Coloque o triângulo de sinalização
Depois de parar o carro em um local seguro, pegue o triângulo de sinalização, obrigatório em todo veículo, e coloque-o a pelo menos 30 metros de onde está o seu carro. Assim você sinaliza para que os outros carros estejam alertas e evita acidentes.

5 – Ligue para a Via Mútua (0800-649-0300) fora do carro
Antes de chamar o socorro, saia do carro. Apesar de ser mais confortável ficar dentro do carro, o mais seguro é que você fique fora do carro, de preferência, afastado do veículo.

Associados Via Mútua têm o benefício de reboque de até 500km em caso de pane seca, pane elétrica ou pane mecânica. Se você também quer contar com o benefício e a segurança de ter um carro reboque sempre disponível e várias outras vantagens oferecidas pela Via Mútua, seja um associado! Entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br.


Para saber mais, acesse o site: https://www.viamutua.org.br/
 

(47) 99909-2991