Por que se deve evitar rodar com o carro na reserva?

Você é daqueles motoristas que costuma abastecer o carro somente quando a luz da reserva aparece? Se a resposta for sim, hoje vamos explicar porque esse é um hábito que você deveria mudar!

As montadoras não criam a reserva como um tanque extra. Mas, sim, como uma garantia feita para ser usada somente em casos emergenciais.

A quantidade de combustível para o veículo entrar na reserva varia de automóvel para automóvel. Porém, em média, a luz do tanque reserva liga quando o tanque tem entre 5 e 8 litros.

Andar com o carro na reserva pode causar diversos problemas para você e seu carro. Confira alguns desses transtornos para que você perceba o perigo que corre ao andar com o combustível no limite:

- Superaquecimento da bomba
A bomba é uma peça localizada dentro do tanque que tem como função enviar combustível para o motor. Se você tem o hábito de andar com o carro na reserva, pode queimar esta peça!
Isso porque o combustível é responsável por manter a bomba resfriada. Então, quando o tanque está vazio, ela não tem líquido suficiente para resfriar e pode superaquecer e estragar.

- Entupimento dos bicos injetores
Os bicos injetores são as peças responsáveis por liberar combustível para o motor.
As partículas de sujeiras costumam ficar depositadas no fundo do reservatório de combustível. Por isso, quando você deixa o carro usar essa gasolina de fundo, ela pode vir com sujeira e ser enviada ao motor pelos bicos injetores, que podem entupir e causar falhas e perda de potência no seu veículo.

- Pane seca
Este é o problema que mais dor de cabeça dá para quem anda com tanque quase vazio.
A pane seca é como é chamada a situação em que o carro fica sem combustível no meio do caminho.
Além de deixar o motorista sem conseguir chegar ao seu destino, esse tipo de problema dá multa: a penalidade para quem enguiça por falta de combustível é de nível médio, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.
O problema também pode deixar você vulnerável a furtos e roubos, já que estará parado na beira da estrada.

Por tudo isso, o ideal é que, antes mesmo de acender a luz da reserva, você já abasteça seu veículo.

Porém, se algum imprevisto acontecer e você sofrer com uma pane seca, a Via Mútua está à sua disposição.

A Via Mútua oferece cobertura em caso de pane seca para seus associados. Entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br e tenha também essa garantia de segurança.

(47) 99909-2991