Qual a diferença entre as gasolinas comum, aditivada e premium?

Ainda é muito comum que as pessoas encham o tanque do carro sem saber a diferença entre as gasolinas e usem qualquer uma, indiscriminadamente. Isso pode causar problemas para o motor! Por exemplo, você sabia que abastecer um carro, que sempre foi usado com gasolina comum, com aditivada pode causar entupimento dos bicos injetores e carburadores?

Para evitar isso e garantir o funcionamento do seu automóvel, hoje vamos explicar as diferenças:
 

- Gasolina comum:

Como o próprio nome já diz, é a gasolina mais comum. Tecnicamente, ela é identificada como gasolina “tipo C” e é vendida em todos os postos.

Ela é formada com 27% de etanol anidro (sem água) e não recebe nem outro aditivo além desse. Por isso é amarelada.

A octanagem mínima da gasolina desse tipo é de 87 IAD (índice antidetonante). Quanto maior o número de octanagem, maior vai ser a resistência do combustível à compressão do motor para entrar em combustão somente no momento ideal, consequentemente maior também será o desempenho do veículo.
A gasolina comum pode ser utilizada normalmente em qualquer tipo de carro movido a gasolina.
 

- Gasolina aditivada:

A gasolina aditivada é a comum, mas com aditivos que melhoram a performance e rendimento do veículo. Ou seja, é uma gasolina que também tem 27% de etanol anidro (sem água) e, normalmente, 87 IAD. Na maioria dos casos, ela possui coloração diferente da comum para facilitar a diferenciação.

Os aditivos dessa gasolina têm a função de limpar, proteger e lubrificar as partes internas do motor.
Qualquer carro movido à gasolina pode utilizar este tipo de combustível. Porém, se o seu carro não é “acostumado” com a gasolina aditivada, o recomendado é não encher o tanque todo apenas com ela. A limpeza súbita poderá deslocar depósitos de sujeita para pontos críticos do motor, causando entupimentos e mau funcionamento.

Por isso, incialmente, misture 90% de gasolina comum com 10% de aditivada e vá aumentando essa porcentagem em cada abastecimento até que o motor do seu carro esteja adaptado. Ou, se preferir, leve o carro à oficina e faça uma limpeza no tanque, tubulação e bicos injetores para passar a usar gasolina aditivada imediatamente.
 

- Gasolina premium:

A gasolina premium é a que tem mais octanagem do que as duas anteriores, entre 91 e 97 IAD.

Além da octanagem, tem o diferencial de ter teor de enxofre mais baixo e alta resistência à oxidação, podendo ficar mais tempo armazenada.

Também pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, porém, seu desempenho só será percebido em carros com motores de alto desempenho. Por conta disso, geralmente é usada apenas em veículos esportivos ou carros importados de luxo.

Para ter o melhor custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) indica que, em grandes cidades com tráfego constante, onde o carro para muitas vezes no trânsito lento, o ideal é usar gasolina aditivada. Porém, em rodovias com velocidades mais altas, o mais indicado é o uso da gasolina comum.

A potência dos motores veiculares varia de carro para carro. Por isso, apesar dessas recomendações da ANP, para saber qual a gasolina ideal para usar em seu carro, vamos repetir um conselho que aparece muito aqui neste blog: leia o manual do seu carro! Lá, o fabricante indica qual a gasolina indicada para aproveitar toda a potência do motor do seu veículo. ��

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