Vale a pena reformar o carro antes de vender?

O objetivo de quem coloca o carro à venda é sempre conseguir o melhor valor nele. Por isso, a eterna dúvida de quem está pensando em vender o seu veículo usado é: vale a pena reformar o carro antes de colocar à venda para valorizá-lo?

A resposta mais certa é: depende.

Reparos recomendados na lataria
Os reparos recomendados por especialistas que devem ser feitos na lataria são aqueles que depreciam a imagem do carro e podem desvalorizá-lo. Por exemplo, quem quer comprar um carro mais novo, pode levar muito em conta defeitos na lataria. Se o seu carro sofreu uma grande batida, por exemplo, às vezes vale a pena repintar o carro porque a valorização será grande.

Se o defeito for pequeno, como pequenas avarias ou arranhões na lataria, o ideal é não reformar. Como são defeitos pequenos, a reforma pode fazer o comprador desconfiar de que algo maior aconteceu com o carro.

Reparos recomendados no interior
Para a parte interior do veículo, vale a pena mandar limpar os bancos e trocar os tapetes. Se o volante estiver desgastado, também pode ser trocado para valorizar o automóvel.

Reparos recomendados na mecânica
Já na parte mecânica, o recomendado é arrumar apenas avarias pequenas, como limpeza dos bicos injetores, e fazer as trocas dos filtros, dos discos, das pastilhas, das velas, dos cabos e das correias. Problemas que exijam grandes consertos, como abrir o motor ou câmbio, não valem a pena de serem feitos e não trarão o retorno do investimento. Além disso, a troca de amortecedores e pneus não é recomendada, já que dificilmente o valor será ganho de volta na venda.

O ideal mesmo é que os reparos já sejam feitos durante o dia a dia de uso do carro, antes da decisão da venda. Assim, você sempre roda com o carro seguro e funcional e ainda pode ter ele valorizado na hora em que resolver vender.


 

(47) 99909-2991