Dicas para comprar o seu usado

Já mostramos aqui dicas para quem quer comprar o carro novo com desconto. Porém, muitas vezes, comprar um carro usado é a opção escolhida.

Mesmo tomando todas as precauções e cuidados, comprar um carro usado pode envolver riscos, já que vários dos defeitos são camuflados pelos antigos donos ou vendedores. Por isso, hoje separamos algumas dicas importantíssimas para quem está atrás do seu seminovo:

1 – Pesquise a procedência
Se você irá comprar o carro em uma concessionária, você pode ficar um pouco mais tranquilo porque geralmente a concessionária já verifica se o carro possui algum problema com a lei. Porém, se a compra será de outra pessoa física, cheque se os números do chassi, dos vidros e da placa batem com os que estão nos documentos.
Além disso, pesquise no site do Detran se a placa é verdadeira e se não há pendências e multas a serem pagas. Analise também se o documento não é falsificado ou adulterado.
Se ficar em dúvida, o mais seguro é contratar uma empresa especializada em vistorias para verificar a procedência do carro.

2 – Desconfie de preços muito baixos
O preço muito abaixo do esperado pode indicar que o automóvel possui algum problema.
O que vale mais do que o preço é o custo-benefício do carro. Por isso, pesquise a origem do carro, veja se tem procedência, se está com as revisões em dia, se tem único dono... Esses são dados mais importantes do que o preço para determinar se vale ou não comprar o usado.

3 – Verifique a pintura
É comum que, antes de vender, o antigo dono mande encerar e arrumar problemas de pintura no carro. Não se deixe enganar pela cara bonita.
Dê uma boa analisada na lataria e procure por imperfeições na pintura, como diferença de tonalidade e/ou textura. Isso pode indicar se o automóvel já sofreu alguma batida mais grave.

4 – Analise os bancos e painéis
Uma prática comum no mundo dos seminovos é a alteração da quilometragem do veículo. E uma das formas de verificar se a quilometragem está correta é analisar os bancos e painéis do automóvel.
Um carro com menos de 30 mil quilômetros rodados, por exemplo, não pode ter bancos estragados e esgarçados ou painéis com botões desgastados.

5 – Faça um test drive
Fazer um test drive é muito importante para “sentir” o carro.
Ao dirigir, fique atento aos ruídos motor, transmissão, freios e suspensão. Para isso, o ideal é conduzir o carro por uma rua de paralelepípedo, onde os barulhos do carro e peças soltas ficarão mais evidentes.
Aproveite também para testar os vidros, o ar-condicionado, os piscas e as luzes para ter certeza que tudo está funcionando perfeitamente.

6 – Leve o carro em um mecânico
Mesmo depois de ter analisado todos os itens anteriores, é importante que você leve o carro desejado até um mecânico.
Além de conhecer melhor o funcionamento do veículo, ele terá os apetrechos necessários para testar os equipamentos do carro. Muitos possuem um mecanismo que funciona como scanner e que diz tudo o que há de errado com o automóvel, o que é perfeito para você descobrir o que precisará arrumar no carro, caso fique com ele.

Seguindo essas dicas, fazer um bom negócio na compra do seminovo ficará mais garantido!
E lembre-se que, depois de adquirir o seu usado, é importante ter uma proteção veicular para garantir que nenhum prejuízo, como furtos, roubos, batidas, incêndios e alagamentos, transforme o seu sonho em pesadelo. A Via Mútua oferece todas essas proteções para seus associados!

Para se associar, entre em contato por telefone/Whatsapp: (47) 99909-2991 ou por e-mail: contato@viamutua.org.br.

Para saber mais, acesse o site: https://www.viamutua.org.br/
 

(47) 99909-2991