Manutenção veicular preventiva que você pode fazer em casa

Estar com a manutenção do veículo em dia é muito indispensável para garantir o funcionamento e a segurança.

Periodicamente é importante levar o carro até um mecânico especializado para fazer a revisão. Porém, existem itens que você pode ficar de olho e verificar em casa mesmo.

Essa mecânica básica é ensinada, até mesmo, no Centro de Formação de Condutores, quando o motorista passa pelo processo da primeira habilitação. Porém, o assunto não é muito aprofundado.

Hoje, separamos uma lista de quais os equipamentos do veículo que você pode verificar. Confira:

1 – Luzes de freio, de cidade, de ré, pisca, farol alto e farol baixo
Para verificar, é só ligar o carro e verificar se todas essas luzes estão funcionando. Caso alguma delas não esteja funcionando corretamente, é só comprar a lâmpada nova em uma loja especializada e trocar.

2 – Preencher a líquido de arrefecimento do radiador e verificar o nível do óleo
Os fluídos do carro também merecem a atenção periódica.  Antes de comprar o líquido, confira no manual do seu carro qual o fluído indicado pelo fabricante do veículo.
Em casa, você também pode verificar o nível do óleo. Para isso, basta retirar a vareta, limpar com um pano para tirar os resíduos, colocá-la novamente dentro do reservatório e puxar de novo para verificar se o nível está de acordo com a marcação da vareta. Se o óleo estiver abaixo do ideal, você deve levar o veículo até um mecânico especializado para repor o óleo.

3 – Ficar de olho nas luzes do painel
Apesar de serem luzes que ficam bem na frente do motorista, muitas vezes elas passam despercebidas. Por isso, aproveite a manutenção preventiva que está fazendo em casa e dê uma checada se há alguma luz de alerta aparecendo no seu painel.
Se houver luzes de EPC, óleo e injeção eletrônica acesas, elas indicam que o carro deve ser levado em um mecânico especializado.

4 – Trocar as palhetas do limpador do para-brisa
Já ensinamos aqui o passo a passo para trocar as palhetas do limpador de para-brisa.

5 – Verificar os cabos da bateria
Você mesmo pode verificar se os cabos da bateria do seu veículo estão bem conectados nos pólos.

6 – Checar os pneus
Este também é um trabalho muito importante que o motorista mesmo deve fazer periodicamente.
Sempre cheque os pneus e verifique se estão murchos, furados ou com danos. Aproveite para também verificar se estão com aderência ou carecas.
Caso algum dos pneus esteja ruim, você mesmo pode trocar, provisoriamente, pelo estepe para levar o carro a um mecânico para a correta troca por um pneu novo.

(47) 99909-2991