Qual a origem das associações de benefícios?


 

Já explicamos o que é e como funciona uma associação de benefícios, mas você sabe como surgiu essa ideia de criar uma opção mais barata e menos burocrática de proteção veicular?

Tudo começou na Grécia
A ideia de mutualismo, que tem como princípio um sistema de ajuda mútua entre indivíduos, surgiu na Grécia, entre os séculos V e VI. Para receber serviços religiosos, econômicos e políticos, a população se unia para juntar recursos através de contribuições mensais.

Já a associação de benefícios é brasileira!
Apesar de o mutualismo ter origem na Grécia, a ideia das associações de benefício para proteção veicular é brasileira!

Tudo indica que as primeiras associações surgiram com uma inciativa popular na década de 80, no estado de São Paulo. Porém, elas só começaram a se popularizar a partir de 2002, quando, na cidade de Betim, em Minas Gerais, um grupo de motoristas de caminhão que transportavam cargas consideradas perigosas, como medicamentos e combustíveis, se viram sem opções de seguradoras que os aceitassem ou que fizesse um preço justo (quando a opção de cobertura estava disponível para estes motoristas, equivalia a mais de 50% do valor normal).

Para lidar com a situação, eles tiveram a ideia de se unirem para fazer o rateio dos gastos de proteção de seus caminhões e cargas. E a ideia deu mais que certo!

A ideia foi um sucesso!
Atualmente, estima-se que o mercado das associações de proteção veicular movimente cerca de 4 bilhões por ano e empregue cerca de 200 mil pessoas. Além disso, hoje a iniciativa já se espalhou para outros continentes, estando presente em países como a África do Sul, Espanha e Itália.

A tendência da economia colaborativa é presente em diversos segmentos de prestação de serviços e tem levado indivíduos e empresas a juntarem esforços para financiar e defender interesses em comum.

Proteção veicular e outros benefícios garantidos pela Via Mútua
Os motoristas de Betim, além de conseguirem atingir o objetivo de terem uma forma menos onerosa de proteção veicular, também conquistaram condições melhores de viabilizarem seu trabalho, assegurando, com o tempo, uma série de outros benefícios. E o mesmo acontece com a Via Mútua que, além de garantir a proteção veicular, oferece diversas outras vantagens, como hospedagem e meio de transporte alternativo, que garante mais comodidade e segurança para seus associados.

 

(47) 99909-2991